terça-feira, 15 de setembro de 2009

Questões propostas a partir do texto: ”Idéias que romperam Fronteiras”, de Leandro Konder.

1) Comente sobre o pensamento socialista da segunda metade do século XIX.

O autor inicia seu texto expondo que o socialismo moderno teve sua origem na Revolução Francesa. Sendo assim o pensamento socialista na segunda metade do século XIX é uma ideologia que critica o liberalismo econômico, e vai contra as noções de que o mercado é o princípio organizador da atividade econômica, devendo, portanto ser preservado a todo custo. Surge principalmente como forma de protesto contra as desigualdades provocadas pelo intenso processo de industrialização, e contra as péssimas condições de vida dos trabalhadores. Os socialistas observam que são o mercado e a livre concorrência as principais fontes das desigualdades sociais. O socialismo propõe então limitar o alcance do mercado através de mecanismos reguladores, e defende sobretudo o planejamento da produção como a forma mais eficaz de distribuir a riqueza produzida entre todos os membros da sociedade. Esta é a principal preocupação da ideologia socialista: promover uma distribuição equilibrada de bens e de serviços, tornando-os acessíveis a toda a população. Portanto,a partir desses princípios havia ainda duas correntes de pensamento socialista. A primeira, da qual Marx faz parte, argumentava que o socialismo só seria possível se todas as nações praticassem-no de forma simultânea, caso contrário o fluxo financeiro e as trocas comerciais entre elas impediriam um planejamento equilibrado de suas provisões e necessidades. Justamente por tratar o socialismo como algo inalcançável sob as condições impostas, essa corrente foi chamada de utópica. Já a outra corrente acreditava na possibilidade de programar o socialismo em poucos países, e então depois de estabilizado expandi-lo para outros. Para isso seria preciso a intervenção do Estado na economia, pois este seria a única força capaz de controlar a atividade dos empresários capitalistas em benefício de toda a população.

2) Qual a diferença entre o pensamento de Marx e Angels em relação aos socialistas utópicos?

Pensadores como Charles Fourier e Henri de Saint-Simon, defendiam a idéia de que a utopia socialista podia trazer benefícios para a humanidade inteira, assim como para vários grupos. Idealizavam que o poder poderia ser deslocado das mãos dos burgueses para a direção do Estado.O objetivo não era de prejudicar os privilegiados ,mas criar uma situação na qual as atividades econômicas pudessem trazer benefício a todos.Em suma,suas idéias eram de tentar reformar a sociedade através da boa vontade e participação de todos e percebe-se assim,uma forte tendência filantrópica e paternalista: melhoria de alojamentos e higiene, construção de escolas, aumento de salários, redução de horas de trabalho.Já Marx e Angels defendiam a idéia de que de sustentação do proletariado,fazendo a revolução necessária à superação do capitalismo,que não só asseguraria as condições para o pleno exercício da sua cidadania como tornaria viável a extensão da cidadania efetiva sobre a todos os seres humanos no comunismo. Marx deixa manuscritos em que se preocupa principalmente com a alienação do homem, rejeitando o materialismo teórico e reivindica uma filosofia que, em vez de só interpretar o mundo, também o modificaria. Para os pensadores, o combate a alienação e a desumanização era a função social da educação; deveria se aprender não apenas o estritamente necessário para o exercício de determinada função e nem seria função da escola trabalhar a concepção moral e afetiva. A alienação de que fala Marx é conseqüência do afastamento entre os interesses do trabalhador e aquilo que ele produz; é o que se aprende para determinada função e sem formação que ajude a exercer suas potencialidades. Então,a partir dessas idéias, a formulação teórica de Marx e Angels teve grande êxito na mobilização da classe operária,pois os trabalhadores tomaram consciência do alcance universal da luta de classes.

3) Comente sobre a difusão do marxismo e a origem dos trabalhadores, apontando suas reinvidicações e conflitos.

Segundo o texto, o processo de organização e mobilização sugerido por Marx, continuou a avançar após a morte do autor e assim passou a marcar uma presença constante e crescente na vida política do Estado, pois parlamentares eleitos pelos partidos socialistas conseguiam arrancar à burguesia concessões que os trabalhadores necessitavam. Assim sendo, praticamente todas as artes receberam influência do Marxismo através de teóricos que buscaram importar as idéias da luta de classes e da importância do engajamento dos intelectuais em tais discussões. Na literatura, por exemplo, a chamada crítica marxista pregava que a análise de textos literários devia desconsiderar o estudo biográfico do autor e se fixar na análise dos acontecimentos ficcionais a partir da visão da luta de classes.Essa perspectiva, e não apenas na literatura, mas em todas as artes, desenvolveu-se em um cerceamento da liberdade de muitos artistas que se viram desprestigiados por críticos e pela classe artística caso não abordassem em suas obras uma "temática social".Tanto na área da saúde como na área tecnológica os avanços foram animadores e os trabalhadores tiveram um aumento no seu poder aquisitivo,mas não deixaram de se organizar para reivindicar nos chamados “partidos das massas” e os primeiros “sindicatos de massas”.De acordo com o autor do texto as principais reivindicações da massa trabalhadora foi o sufrágio universal; eleições diretas para todas as instancias; democratização do aparelho judicial; ensino básico gratuito e obrigatório para todos; liberdade de expressão e organização; lei de proteção aos trabalhadores e revogação de todos os dispositivos legais que resultassem em discriminação contra as mulheres. Entretanto as propostas eram mais ousadas e mais concretas no plano de reformas socioeconômicas do que no plano da institucionalização das reformas políticas.Outro fator de destaque foi o estímulos aos partidos e o apoio aos sindicatos ,pois foram ,de acordo com o texto,criadas escolas e bibliotecas,sendo assim desenvolvidas intensas atividades na esfera da educação popular,sempre voltadas para preparação de todos para o pleno exercício da cidadania.


João Vinicius Bobek

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