domingo, 18 de novembro de 2007

Projeto de Monitoria e Visitação assistida ao Museu Campos Gerais-Finalização

Ementa

Entendemos que o principal objetivo ao se levarem adolescentes e crianças ao museu, é proporcionar a construção de uma nova perspectiva de entendimento do público, transformando a evocação da memória em objeto de conhecimento.

Assim sendo podemos destacar que a Educação Patrimonial trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Isto significa tomar os objetos e expressões do Patrimônio Cultural como ponto de partida para a atividade pedagógica, observando-os, questionando-os e explorando todos os seus aspectos, que podem ser traduzidos em conceitos e conhecimentos. Só após esta exploração direta dos fenômenos culturais, tomados como “pistas” ou “indícios” para a investigação, se recorrerá então às chamadas “fontes secundárias”, isto é, os livros e textos que poderão ampliar esse conhecimento e os dados observados e investigados diretamente. A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho da Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural. A observação direta e a análise das “evidências” (aquilo que está à vista de nossos olhos) culturais permitem à criança ou ao adulto vivenciar a experiência e o método dos cientistas, dos historiadores, dos arqueólogos, que partem dos fenômenos encontrados e da análise de seus elementos materiais, formais e funcionais para chegar a conclusões que sustentam suas teorias. O aprendizado desse método investigatório é uma das primeiras capacitações que se pode estimular nos alunos, no processo educacional, desenvolvendo suas habilidades de observação, de análise crítica, de comparação e dedução, de formulação de hipóteses e de solução de problemas colocados pelos fatos e fenômenos

Seguindo esta metodologia, pudemos observar três diferentes maneiras de aplicar-mos nossa atividade em volta do nosso tema de trabalho, o Tropeirismo, podendo mostrar aos alunos:

  1. As possibilidades de um museu, um olhar diferente através de uma coleção para eles muitas vezes sem lógica.
  2. Cultura e herança ponta-grossense, influência e características do passado no nosso presente.
  3. História do tropeirismo, sua importância política, econômica e sócio-cultural.

As atividades realizadas no Museu Campos Gerais foram direcionadas aos alunos do 3° ano do segundo grau, do colégio I.E. Prof. Cezar Prieto Martinez, teve como objetivo principal, a proposta de fazer uma mediação entre museu e educando. Para alguns alunos, aquele foi o primeiro contato com um museu, e fazendo a análise dos questionários aplicados posteriormente a visita, descobre-se que nenhum deles participou mais que quatro vezes deste tipo de atividade.

Como nossa ferramenta didática seria o período do Tropeirismo, valemo-nos do assunto para fazer uma intermediação entre desenvolvimento-urbano e características sócia da cidade aplicada a coleção.

Acreditamos ter conseguido, através de exemplificações da natureza do Tropeirismo, suas influências espalhadas ao longo de sua rede comercial seu período histórico, relacionar juntamente com os alunos o emaranhado cultural e herança que este movimento trouxe e até hoje se faz vivo no dia-a-dia da cidade.

Influências estas, que pudemos junto com os alunos, em visita a coleção, intercalar com o cotidiano da esfera pública e privada de todos ali presentes. Esta ação associada à cultura do tropeirismo nos permitiu ao tempo comprovar aos educandos, a importância e aplicabilidade do museu, as maneiras de observá-lo e as informações regionais capazes de serem obtidas com este tipo de visita.

Por fim, tentamos ainda contribuir abordando temáticas históricas diversas durante nosso projeto, com o preparo dos alunos para o vestibular* e um contato maior com um projeto acadêmico com o intuito de aumentar ainda mais o desejo e a vontade de cursar o ensino superior.

*Vestibular: Durante o andamento da palestra, perguntamos aos alunos se fariam o vestibular no início do ano, e quase todos confirmaram.

Créditos:João Vinicius e Franklin

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