quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Organização de Plano de Aula-Didática

Plano de Aula

Disciplina: História

Série: 7ª

Conteúdo da aula:

Independência do Brasil

Esquema do conteúdo:

O estudo do processo de Independência do Brasil envolve o conhecimento de muitos temas, dentre eles as idéias iluministas, o contexto europeu e os conceitos como monarquia.

Objetivos:

-Analisar e ordenar os fatores que influenciaram a Independência do Brasil.

-Compreender o significado da abertura dos portos de 1808 no processo de Independência do Brasil.

Organização Social da Classe/Formas de Agrupamento:

Em fileiras a principio, mas pode-se colocar a sala de aula em grupos a critério do professor.

Proposta de Encaminhamento Metodológico

Introdução:

A princípio pretende-se trabalhar uma leitura de texto sobre a Independência do Brasil, das imagens do quadro de Pedro Américo e da vinda da Família Real ao Brasil; organizar uma discussão coletiva.

A partir das respostas dos alunos organizarem um quadro sobre a Independência do Brasil.

Desenvolvimento:

Os alunos responderão questões previamente elaboradas pelo professor que abordam o assunto, para que haja entendimento do estudante e assim sendo estabeleça uma co-relação, como forma do aluno retomar o que já conhece ou mesmo relembrar o que foi tratado. Depois das respostas apresentadas pela classe, cada um lê individualmente cada questão e assim sendo pretende-se que as respostas terão intervenção do professor, caso não esteja relacionado com o tema.

Síntese Integradora:

Através da releitura, orientar os alunos a listar exemplos de mudanças e permanências presentes no processo de Independência do Brasil. Promover um debate sobre o qual aspectos foram predominantes no processo de Independência.

Recursos Utilizados:

-Livros

-Quadro de giz

-Retro-projetor

-Recortes e figuras

Referências:

MELANI, Maria Raquel Apolinário, Projeto Araribá, 1ªed. São Paulo, 2006

Desenvolvido por João Vinicius Bobek

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