Plano de Aula
Disciplina: História
Série: 7ª
Conteúdo da aula:
Independência do Brasil
Esquema do conteúdo:
O estudo do processo de Independência do Brasil envolve o conhecimento de muitos temas, dentre eles as idéias iluministas, o contexto europeu e os conceitos como monarquia.
Objetivos:
-Analisar e ordenar os fatores que influenciaram a Independência do Brasil.
-Compreender o significado da abertura dos portos de 1808 no processo de Independência do Brasil.
Organização Social da Classe/Formas de Agrupamento:
Em fileiras a principio, mas pode-se colocar a sala de aula em grupos a critério do professor.
Proposta de Encaminhamento Metodológico
Introdução:
A princípio pretende-se trabalhar uma leitura de texto sobre a Independência do Brasil, das imagens do quadro de Pedro Américo e da vinda da Família Real ao Brasil; organizar uma discussão coletiva.
A partir das respostas dos alunos organizarem um quadro sobre a Independência do Brasil.
Desenvolvimento:
Os alunos responderão questões previamente elaboradas pelo professor que abordam o assunto, para que haja entendimento do estudante e assim sendo estabeleça uma co-relação, como forma do aluno retomar o que já conhece ou mesmo relembrar o que foi tratado. Depois das respostas apresentadas pela classe, cada um lê individualmente cada questão e assim sendo pretende-se que as respostas terão intervenção do professor, caso não esteja relacionado com o tema.
Síntese Integradora:
Através da releitura, orientar os alunos a listar exemplos de mudanças e permanências presentes no processo de Independência do Brasil. Promover um debate sobre o qual aspectos foram predominantes no processo de Independência.
Recursos Utilizados:
-Livros
-Quadro de giz
-Retro-projetor
-Recortes e figuras
Referências:
MELANI, Maria Raquel Apolinário, Projeto Araribá, 1ªed. São Paulo, 2006
Desenvolvido por João Vinicius Bobek
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