quarta-feira, 21 de julho de 2010

Protesto contra a falta de profissionalismo numa sociedade atrasada e conservadora pós-modernista pontagrossense



Entre um fim de semana e outro,entre uma conversa e outra sempre rolam lembranças interessantes entre amigos,do tipo "meu passado me condena" ou "como pude?!"

Mas o que quero relatar aqui talvez seja uma pequena forma de protesto.

Para entender:Um grande amigo,"fazendo limpeza no armário,retirando traças e teias",achou um papel,manuscrito por ele mesmo,durante sua 'estadia empregatícia',na ACIPG de Ponta Grossa.Nesse dia,nesse papo informal,por coincidência ou não,ele me levou seu manuscrito.Li na hora e demos risadas.

O por quê da coincidência:eu também tive o privilégio de trabalhar na ACIPG há uns quatro ou cinco atrás e o que será descrito abaixo se passou comigo literalmente.Mas meu principal objetivo é o de ressaltar que essas situações que serão relatadas, são de gestões passadas nos quais eu e meu colega presenciamos,tais como:falta de (des)preparo da equipe de vendas,(des)qualificação profissional como um todo,principalmente de secretárias ligadas a chefia dessa entidade,assim como outras tantas questões deficitárias profissionais e de relações inter-pessoais difíceis de entender.

Segundo Michel Foucault,"não existe em nenhuma sociedade divisão entre os que têm e os que não têm poder. Pode-se dizer que poder se exerce ou se pratica. O poder, não existe. O que há são relações, práticas de poder".

Portanto não vou entrar no mérito da ACIPG,quanto ao seu papel social,político e econômico na cidade de Ponta Grossa.O que postarei aqui,diz respeito,SOMENTE as micro-esferas de poder,no que se destaca,ao tratamento da maioria dos funcionários,dentro do local de trabalho(numa sociedade fechada,burguesa,conservadora e medíocre); e o quanto é complicado ter pessoas (des)qualificadas profissionalmente,atuando em áreas da qual,as mesmas não tem envergadura científica-moral-social,para uma atuação ética,cidadã e profissional.

Destarte,depois dos esclarecimentos acima,listo abaixo 12 normas de conduta de um "bom funcionário" ACIPG:

1)Não ir à Copa!
2)Não procurar saber!Não perguntar!Não mexer!
3)Não ir à recepção;
4)Não frequentar a sala do SCPC;
5)Não entrar na sala do almoxarifado,1ªandar;
6)Não esquecer,que quem manda é o Associado;
7)Nunca dirigir a palavra para os professores da FGV;
8)Nunca falar com diretores ou pessoas encarregadas,salvo se lhe perguntarem algo;
9)Nunca falar(em hipótese alguma)com a Presidência;
10)Nunca produzir ideias,sugestões ou questionamentos por escrito;(isso jamais!)
11)Não recepcionar pessoas de amizade particular e pessoal;
12)Não se abata ou leve nada como sermão pessoal,pois pode-se considerar tudo como uma questão de mudanças;

Que assim seja nos "avatares da mediocridade".

Referencia:
FOUCAULT,Michel.Microfísica do Poder,(1979).

Nenhum comentário:

Powered By Blogger