sábado, 21 de agosto de 2010

Os Cantos e Contos de Zizi Possi








Falar de música brasileira de boa qualidade sempre é uma tarefa difícil.
Mas quero colocar minha experiencia musical que tive a poucos dias com uma das minhas Divas Zizi Possi.Zizi é aquelas cantoras que voce conhece,já cantarolou um de seus sucessos e se pergunta porque ela não está tão presente na mídia.Simples,pois seu requinte e talento extradiornário faz com a atual indústria musical brasileira,falida e decadente,a exclua do cenário musical comercial.Que bom.Sim,isso é magnífico,pois faz com que um público seleto,fãs de verdade e pessoas de bom gosto,à consumam de forma inteligente e pessoal.

Zizi Possi por Zizi:Maria Izildinha Possi,paulistana do bairro do Brás, típico reduto de imigrantes italianos, estudou piano e canto na infância e mudou-se para Salvador aos dezessete anos, onde estudou composição e regência. Após dois anos de curso, abandonou a faculdade e fez teatro com o irmão, o diretor de teatro José Possi Neto, na mesma época em que participou da montagem do musical Marilyn Miranda. Em um projeto para a prefeitura soteropolitana, trabalhou como professora de música para crianças — filhos de prostitutas no Pelourinho —, gravou jingles comerciais e participou de especiais da televisão local, transferindo-se posteriormente para o Rio de Janeiro.
A convite do então diretor artístico Roberto Menescal, Zizi assinou contrato com a gravadora Philips, que posteriormente transformou-se em Polygram (atualmente Universal Music), que lançaria quase todos os discos. O primeiro LP gravado foi Flor do Mal (1978) e o primeiro grande sucesso foi a canção "Pedaço de Mim", gravada para um disco de Chico Buarque, autor da canção, que também dá título ao segundo álbum, datado de 1979, no qual outras duas canções se destacariam: "Nunca" e "Luz e mistério".

Zizi e eu:Foi por acaso,há alguns anos atrás(indelicado colocar o tempo aqui),que numa loja de discos me chamou a atenção uma capa de um disco,("Mais Simples",de 1996).Comprei e coloquei para tocá-lo.Senti um frio na barriga,sim...A interpretação,a delicadeza da voz em letras inteligentes.Em minutos virei fã da "tal",Zizi Possi.Começei a fuçar na sua carreira,fui atrás dos vinis,raros de encontrar e peças de colecionador,mas logo tive um outro susto:me deparei com os irmãos italianos,"Per Amore" e "Passione".Eu não estava mais apaixonado pela Zizi,eu estava amando.Por uma coincidência divina,toda a discografia dela foi re-lançada em cd e assim fui garimpado aos poucos.Passei pelo "Asa Morena",Um Minuto Além","Pra sempre e mais um dia",Amor e Música",mas ainda faltava a cereja do bolo:"Estrebucha baby".A foto da capa já me chamava a atenção,uma Zizi séria,enigmática,revoltada.Sim,o amor se consolidou e virou casamento.Mas como vê-la ao vivo?!Como falar o tanto que a acho talentosa?!O tempo foi passando...Não consegui assistir o "Para inglês ver...e ouvir" e parece que houve uma briga entre nós.Pensava,o porquê de uma das maiores intérpretes do Brasil desapareceu da mídia?!Simples:o mal gosto assola a humanidade e a Zizi,em seu trono prefere ficar com seu público seleto.Ok!

Cantos e Contos:os DVDs reúnem 36 apresentações, das quais foram selecionadas uma série de 12 shows comemorativos aos 30 anos da carreira de Zizi Possi. Os registros contam com grandes nomes que subiram ao palco, ao lado da cantora, como Edu Lobo, Alcione, Ivan Lins, João Bosco, Eduardo Dussek, Alceu Valença, Ana Carolina, Luiza Possi, Roberto Menescal e Toninho Ferragutti.
Já a parte de Contos dos dois DVDs, mostra as visões do diretor Jose Possi Neto e da cantora, roteirizados por Monica Almeida, com momentos de descontração, contos e brincadeiras, além de um grande apanhado de informações e histórias da música popular brasileira.

Cantos e Contos em Curitiba:redes sociais são a grande modernidade,da pós modernidade de tempos líquidos e incertos.Mas estamos inseridos nelas e seu bom uso sempre acaba trazendo resultados positivos.Partindo desse princípio,no meio de uma aula,de uma tarde,fui avisado por um grande amigo com essas palavras:"João,sua Zizi vai estar no Guairão".Putz...Correria e frio no estômago.Imediatamente a compra do ingresso na primeira fileira(poltrona A36)e contar os dias para vê-la.
O dia 06/08/2010 amanhaçeu ensolarado e frio.Eu estava nervoso mas não deixei ninguém perceber...Chegou a tarde e finalmente a noite.Sexta-feira diferente...Cheguei cedo no Guaíra e me sentei.Palco escuro.Ainda não acreditava que em alguns "minutos além",a veria ao vivo,sim ela,Zizi Possi.
Apagam-se as luzes.Acordes de "A Paz",nos moldes do disco "Sobre todas as coisas,de 1991",e meu coração fazia "tum,tum,tum",frio na barriga e tremedeira.Sim era ela,exuberante e maravilhosa.Foi um show de emoçoes,eu me emocionei várias vezes,sua interpretação perfeita,sua voz impecável,seu profissionalismo exuberante.
Passou muito rápido.Queria maiZ ZIZI...

O encontro:game over,fim de show,porta do camarim para tentar vê-la.Logo saiu sua acessora,simpática,informando que ela iria receber seus fãs.Sério.Não acreditei.Liguei para minha mamy e disse:"Sim,eu vou falar com a Zizi".Depois de algum tempo de espera,entrei e vi,ali bem na minha frente,ela,simpática,receptiva e linda.Sim,Zizi é linda.Outra vez meu coração quase pulou da boca,cheguei perto e disse,com voz trêmula,"Zizi,sou doente por você",ela respondeu,"Prefiro que você seja sadio por mim!Como você se chama"? e eu respondi nervoso,"João e esse cd que começou minha paixão por você".(estava na mão com cd,"Mais Simples").E assim,rolou papo sobre nossas conversas em twitter e tietagem em geral.Autógrafo e fotos,muitas fotos.
Sai do teatro com os pés nas nuvens...Putz,meu casamento com a Zizi era sólido e percebi uma coisa a mais:Zizi é Diva,é de carne e osso.É "Mais simples"!
É difícil colocar em palavras minha emoção desse encontro.É a realização de um sonho,afinal,nós humanos,somos feitos de sonhos e de música.Amor e música.

Termino essa postagem aqui.Sem mais palavras.A emoção tomou conta de tudo.

3 comentários:

Bruna Bonanato disse...

Lindo. Eu também estava nesse show, e posso te garantir que, assim como você, sou doente pela Zizi também! O show foi emocionante demais, a voz, o profissionalismo, tudo. A Zizi é completa. Uma deusa. Quando entrei por aquela porta e vi ela na minha frente, não consegui conter a emoção e caí no choro. Ela, linda, simpática que só, e com aquele jeitinho único enxugou minhas lágrimas e disse: "Não chora.. Ou melhor, chora sim! Chorar de alegria é bom!"
Aquele foi um momento que se eternizou, com certeza o mais emocionante da minha vida. Minhas pernas tremem só de lembrar. Assim como você, só acreditei que ela era de verdade quando a toquei e vi que é carne e osso. Quando criança, eu dormia com a minha mãe cantando músicas da Zizi pra mim, e hoje só consigo dormir ouvindo a própria cantando. Às vezes no fone, às vezes na caixa de som baixinho.. Não consigo mais dormir sem ouví-la. Aliás, não consigo passar um dia sem ouvir a Zizi. Seja cantando, seja falando, seja recitando um poema, tanto faz. Só tenho sonhos maravilhosos, com essa voz angelical e única da nossa deusa, Zizi Possi! Me identifiquei muito com você, João! =)
Beijão!

Gi Ticianelli disse...

João que bom que você conseguiu falar com ela!! Esse é um sonho que eu ainda não tive a oportunidade de realizar!
Adorei seu blog, você é historiador?
Fiz um blog há alguns dias se você puder dar uma passadinha lá e deixar sua opinião eu ficaria grata!
Vou ler mais textos seu e nos falamos mais :D
Eu gosto muito de história!
Um abraço, Gi.

Anônimo disse...

Oi foi a 2ª vez que encontrei o teu blogue e gostei imenso!Espectacular Projecto!
Até à próxima

Powered By Blogger