terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Lançamento Regional do Universidade sem Fronteiras na UEPG

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, lançou nesta terça-feira, 27, o Programa Universidade Sem Fronteiras na Universidade Estadual de Ponta Grossa. No valor total de R$ 1,14 milhão, os investimentos beneficiarão 22 municípios da região dos Campos Gerais do Paraná. A secretária e o reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de
Ponta Grossa (UEPG), promoveram uma reunião técnica do Programa Universidade Sem Fronteiras que contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Assuntos Culturais, Miguel Sanches Neto, e os coordenadores dos 18 projetos. Durante a reunião de lançamento regional do Universidade Sem Fronteiras, realizada no auditório Andrômeda do Observatório Astronômico, no campus Uvaranas da UEPG, foram assinados os termos de cooperação com as instituições parceiras do programa. A Carta Compromisso, documento que estabelece a intenção de todos se engajarem nessa parceria, foi assinada pelas secretárias Ligia Pupatto e Telma Alves de Oliveira, respectivamente, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Criança e da Juventude, pela chefe do Núcleo Regional de Educação, Carmencita de Holleben Mello Ditzel, chefe do Núcleo Regional de Educação, Carmencita de Holleben Mello Ditzel, chefe do Núcleo Regional da SEAB, Ivonei Afonso Vieira, pelo chefe da 3ª Regional da Saúde, Adroaldo Araújo e pelo chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho, João Henrique Zuk. Para o reitor da UEPG a formulação desses projetos é um primeiro passo rumo ao avanço. “De forma organizada as universidades paranaenses, parceiras nos projetos, respondem às necessidades das regiões que sentem dificuldades para conduzir o desenvolvimento social”, ressaltou. De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), os 22 municípios que serão contemplados pelos projetos da UEPG são Cândido de Abreu, Cerro Azul, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Ortigueira, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, Rio Branco do Sul, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, São José da Boa Vista, Teixeira Soares e Itunas do Paraná. “A sociedade está cobrando das universidades uma presença mais próxima e a extensão tem esse papel”, asseverou Ligia. A secretária falou, também, das responsabilidades que todos devem ter. “Podemos contribuir para modificar essa realidade através de transferências de conhecimento e devolver ao povo do Paraná, que sustenta o Estado através de impostos que recolhe, as melhorias das suas condições de vida por meio de projetos bem estruturados e competentes”.
ABRANGÊNCIA ESTADUAL
Com a participação de cerca de 1.500 pessoas, o maior programa de apoio à extensão universitária do país foi lançado em âmbito estadual no dia 09 de outubro, no Canal da Música, em Curitiba. Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa Universidade Sem Fronteiras envolve R$ 10,3 milhões, cerca de mil bolsas de estudos, 712 estudantes e profissionais recém formados, mais de 400 professores e pesquisadores de universidades e faculdades públicas do Paraná, 164 projetos e 118 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano. O objetivo é intensificar a interação entre estudantes, profissionais recém-formados e professores das instituições estaduais e federais públicas de ensino superior e as comunidades paranaenses. Segundo a secretária Lygia Pupatto, as universidades e faculdades estaduais compreenderam o alcance do programa, porque sabem que, se o ensino e a pesquisa são importantes, a extensão geralmente recebe menos atenção. As regiões de atuação - prioritariamente o Vale da Ribeira, o Litoral do Estado e a Região Central do Estado - foram identificadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) como as mais vulneráveis do ponto de vista econômico e social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei teu blog também John!!!
parabéns pela iniciativa na sua fakul... muito bom mesmo...

bjus...

Powered By Blogger