sexta-feira, 15 de junho de 2007

Planejamento de aula com a utilização de documento publicitário na História

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Oficina II

Trabalho com Documento Publicitário

Com a realização desse trabalho, parte-se do principio que publicidade é o indício do imaginário da sociedade e ao mesmo tempo, causa, efeito e reflexo dos valores sociais existentes. Atualmente, publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolva esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias. Estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Porém, após a Revolução Francesa (1789), a publicidade iniciou a sua trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento. Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam com o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam os seus serviços por meio dela; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc. A própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet, entre outros.

Assim sendo, a propaganda atende nossas necessidades básicas ou mesmo desejos que nutrimos pessoalmente ou coletivamente, pois ela não vende apenas “coisas”, mas também sonhos que podem ou não se torna realidade.

Nesse trabalho analisaremos dois comerciais de distintas épocas, espaços e momentos históricos, sendo eles o Ford Granada 1982 e Edsel 1958. Entende-se que essas peças publicitárias podem ser analisadas como expressão histórica de determinada época, pois ambos vendem a idéia de família, status, conforto, segurança, tecnologia, costumes e padrão de vida e sonho americano. Então se entende que tais comerciais podem ser usados como fonte histórica e estudo do imaginário de determinada época.

Atividades

Pretende-se abordar uma comparação entre os comerciais do Ford Granada 1982 e do Edsel 1958 fazendo com que os alunos reflitam nas propagandas em seu tempo e na sua referencia histórica.

Na sala de aula, o professor juntamente como os alunos assistirá as peças publicitárias no vídeo e /ou computador. Pede-se que durante a exibição, cada aluno faça anotações das idéias gerais e a descrição de cada peça publicitária. Devido as figuras de linguagens serem desconhecidas pelos alunos os comerciais podem ser reprisados e pausados de acordo com a necessidades dos mesmos.O professor deve orientar,ajudar e acompanhar as anotações,seja no quadro negro ou oralmente pois essas anotações serão necessárias para as atividades seguintes.

Após a exibição dos comerciais, o professor pode abrir a palavra para eventuais dúvidas e comentar sobre cada peça publicitária, ressaltando seu valor histórico, explorando o tipo de apelo ao consumidor, sua análise narrativa sempre promovendo uma reflexão crítica dos anúncios exibidos, questionando os alunos com perguntas: Gostaram?Por quê? Do que mais gostaram?Por quê?E de que menos gostaram?Por quê?

É bom ressaltar que cada aluno deve decifrar as idéias centrais das propagandas como: ambientação histórica, ideologia, linguagem abordada e a forma de pensar da época até a atualidade.

A seguir a sala deve ser dividida em duas equipes, para que haja uma interação e discussão entre os alunos e cada um com suas respectivas anotações deverá ler o texto e em seguida responder individualmente as questões propostas pelo professor:

Texto:

O primeiro veículo motorizado a ser produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três rodas. Este foi produzido, em 1885, pelo alemão Karl Benz e possuía um motor a gasolina. Depois foram surgindo outros modelos, vários deles com motores de dois tempos, inventado, no ano de 1884, por Gottlieb Daimbler. Algum tempo depois, uma empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do Norte. Os ingleses demoraram um pouco mais em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma pessoa em sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de aviso. O Lanchester foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc. No ano de 1904, surgiu o primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa - Romeo), na Alemanha (Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e luxuosa: o Hispano-Suiza.

Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes partiram para uma linha de produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin. Estes tiveram uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma, ou seja, em série.

No caso do Brasil e também em outros países da América Latina, esta evolução automotora chegou somente após a Segunda Guerra Mundial. Já na década de 30, fábricas estrangeiras, como a Ford e a General Motors, colocaram suas linhas de montagem no país. Porém, foi somente em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek que as multinacionais automotivas começaram a montar os automóveis. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes, furgões e, finalmente, carros de passeio. Esta indústria foi iniciada pela Fábrica Nacional de Motores, que era responsável pela produção de caminhões pesados. Posteriormente vieram: automóvel JK com estilo Alfa - Romeo, Harvester, Mercedes-Benz do Brasil com seus caminhões e ônibus, a Scania-Vabis e a Toyota. Logo depois, carros de passeio e camionetas começaram a ser fabricados: Volkswagen, DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (da Chrysler). Todos estes veículos, embora montados no Brasil, eram projetados nas matrizes européias e norte-americanas, utilizando a maioria de peças e equipamentos importados. .

Diferente de antigamente, hoje o automóvel possui características como conforto e rapidez, além de ser bem mais silencioso e seguro. Nos últimos anos, os carros vêm passando por inúmeras mudanças, e estas, os tornam cada vez mais cobiçados por grande parte dos consumidores. Todo o processo de fabricação gera milhões de empregos em todo mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando lucros para as multinacionais que os fabricam.

1) Qual a marca do produto promovido pelo anuncio escolhido?Que tipo de destinatário o anúncio é dirigido e quais as características desse produto que não estão indicadas na peça publicitária?

2) De acordo com a peça publicitária escolhida, quais são os valores promovidos pelo anuncio e o tipo de apelo ao consumidor?

3) A partir da peça publicitária escolhida, faça uma narração do comercial e qual seu entendimento pessoal sobre a peça publicitária assistida.

4)Partindo de uma ambientação histórica, qual o imaginário e a ideologia que a peça publicitária tenta passar para o telespectador?

5)Em sua opinião, quais são as diferenças entre a propaganda analisada com as propagandas de carros na atualidade?

O professor deve ler o texto e as atividades acima explicando e exemplificando cada uma, com os alunos. Durante a realização das atividades, o professor deve gerenciar as duas equipes sanando dúvidas, ajudando na compreensão e na decifração de cada peça publicitária, sempre destacando sua historicidade.

E para fechar o trabalho com peças publicitárias o professor deve passar a seguinte tarefa para casa e ser entregue na próxima aula:

“De um artigo luxuoso e uma marca de privilégio, o carro transformou-se assim numa necessidade vital. Você tem que ter um para escapar do inferno urbano dos carros. A indústria capitalista ganhou assim o jogo: o supérfluo tornou-se necessário. Não há mais a necessidade de persuadir as pessoas de quererem um carro; sua necessidade é um fato da vida. É verdadeiro que alguém possa ter suas dúvidas ao prestar atenção à fuga motorizada ao longo das estradas do êxodo. Entre 8 e 09h30min da manhã, entre 05h30min e 7 da tarde, e em fins de semana por cinco ou seis horas as rotas de fuga se prolongam nas procissões de para-choque-a-para-choque que vão (no máximo) à velocidade de um ciclista e em uma nuvem densa de emanações da gasolina. O que sobra das vantagens do carro? O que é deixado quando, inevitavelmente, a velocidade superior nas estradas é limitada exatamente pela velocidade do carro mais lento?”

De acordo com o trecho acima do texto de André Gorz,da Revista Letralivre,de setembro/outubro de 1973,faça uma redação dissertativa sobre a ideologia da propaganda e seu processo histórico na sociedade.

As questões devem ser entregues individualmente e devidamente respondidas ao final da aula, destacando que valem pontuação como trabalho para o bimestre.

Na aula seguinte cada aluno deve entregar sua redação e se necessário o professor pode fazer um comentário geral sobre as atividades realizadas e as peças publicitárias estudadas, fazendo um paralelo com o contexto histórico e a atualidade.

Descrição dos Documentos Publicitários:

1)Edsel 1958

A peça publicitária inicia-se com o um portão se abrindo e o automóvel Edsel surgindo

numa pequena estrada arborizada, como o narrador iniciando sua fala com as novidades que o novo modelo inclui. A câmera enfatiza o carro num salão, onde o narrador realça alguns itens do carro que são novidades no modelo. A narração do comercial continua e o design do carro é sempre enfatizado.Também a câmera mostra as novas versões do motor ,novidade para época e a seguir o veículo é mostrado numa auto estrada e seu luxo e modernidade de seu interior,como o volante por exemplo é destacado.A seguir novamente o automóvel é mostrado sendo guiado pela cidade onde finalmente é estacionado na frente de uma casa moderna,nos padrões americanos do fim da década de 1950.

Edsel 1958

2)Ford Granada 1982

O comercial inicia-se com o símbolo Ford sendo destaque juntamente com o dingle, onde a câmera realça o nome e a marca do carro. Rapidamente destaca-se o interior do automóvel onde a família que protagoniza a peça é mostrada entrando no carro partindo do interior de uma garagem. O narrador inicia a sua fala referindo-se ao modelo e vantagens que oferece ao consumidor. A seguir o automóvel é mostrado rodando numa estrada com paisagens que chamam a atenção do futuro comprador.Novamente o interior do carro é apontado rapidamente com pequeno destaque para a família que viaja.O narrador continua sua fala,enfatizando as vantagens e o custo beneficio,sendo que a câmera continua a mostrar as paisagens por onde o veículo passa.Novamente o modelo e a marca são destacados,onde o motor ganha atenção especial por sua força e economia e a seguir a peça finaliza com o passeio da família feliz,com destaque para a marca e o símbolo Ford.

Image:Ford Granada.jpg

Ford Granada 1982

Resultados

Pretende-se através dessa atividade que o aluno desperte o senso crítico, analise as linguagens utilizadas nas peças publicitárias assim como a apreciação narrativa e o sistema de persuasão utilizada nos anúncios, observe qual o produto promovido e qual o foco do destinatário, discuta ,compare e critique os valores acrescidos ao produto promovido, conheça e aprenda estratégias de leitura, faça uma comparação entre o trabalho com textos e as figuras de retóricas utilizadas nos anúncios, analise o imaginário dos anúncios fazendo um paralelo com o ensino escolar. Também se espera que o aluno faça desse trabalho a aprendizagem do processo histórico das propagandas estudadas como, por exemplo, o contexto em que foi produzido e a ideologia da época, abrindo caminho para o estudo histórico político, econômico, social, etc. Com esses aspectos espera-se que o aluno abra perspectivas para uma discussão histórica fazendo um paralelo entre a publicidade na sociedade atual e sua relação com a aprendizagem escolar e histórica.

Outras recomendações

Para esse trabalho pretende-se discutir e exemplificar o uso da propaganda no ensino de historia. Mas é preciso ter cuidado com o uso desses materiais, pois se deve considerar sua historicidade, utilizando as peças publicitárias como uma reflexão sobre o nosso próprio tempo fazendo uma análise sobre o presente no emprego da utilização da tecnologia e as fontes que tragam o passado representado pela propaganda. Outra recomendação importante é que através desse trabalho não se faça uma abordagem doutrinadora e sim uma reflexão de pensamentos na construção histórica e suas relações com a sociedade e o sujeito.

Este trabalho destina-se ao ensino fundamental e principalmente ao ensino médio, pois pretende-se que os alunos decifrem a mensagem publicitária e façam uma comparação com o processo histórico e o ensino escolar.

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